Engenharia

Gestão de Obras em Empreendimentos Imobiliários

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU / ESPECIALIZAÇÃO
Organizado nos termos da Resolução CES 01/2007 do Conselho Nacional de Educação

Modalidade

EaD

Carga horária

360h

Pré-requisito

Diploma de curso superior de licenciatura e/ou bacharelado, tecnólogo de nível superior, na área de engenharia e/ou afins.

Perfil Profissional

A Gestão de Obras Civis tem o objetivo de formar profissionais para atuarem como gestor de obras civis, utilizando técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras. Essa pós-graduação visa proporcionar, aos profissionais da área de Engenharia e Arquitetura, formação completa e detalhada sobre gerenciamento de projetos por meio de uma metodologia de aplicação prática, com os mais modernos conceitos e metodologias, sob uma orientação técnica e humanística.

Sobre
O curso

O aquecimento do setor imobiliário em empreendimentos na construção civil produziu expansões e intensas transformações em nossos espaços urbanos e em nossas relações. Assim, o setor de construção civil em seu forte desenvolvimento demanda produtos e serviços de excelência para atender o mercado.

Desse modo, há, cada vez mais, investimentos do setor imobiliário em profissionais capazes de detectar os eixos de expansão das cidades, de gerir os processos da área com competência e agilidade. Além disso, a busca é por profissionais que saibam elaborar projetos e encadear a linha de produção de empreendimentos imobiliários e atender à melhor relação de custos e de benefícios.

Essa busca incessante por novos profissionais proporciona crescimento econômico, pela grande geração de oferta de empregos. Ainda mais, o setor cria a busca por novos mercados que se atrelam aos novos padrões de consumo, com conhecimento acerca de sustentabilidade e dos impactos no meio ambientes com os impactos da obra.

Assim, a área também se aquece nos âmbitos de pesquisa e do aperfeiçoamento de tecnologias. Isso estimula o desenvolvimento de técnicas específicas para elaboração de planejamentos mais precisos e para uma previsão mais concreta de riscos, com gestão de resíduos sólidos e gestão de suprimentos, materiais e insumos.

O setor envolve altos investimentos, relações contratuais complexas, que demandam ampla análise em ação, além de forte concorrência de mercado. Por isso, são exigidas pelo mercado competências fundamentais nesse ramo de atuação. O gestor em obras de empreendimentos imobiliários deve ter conhecimento prático e teórico nas transações imobiliárias. Assim, a qualificação é fundamental!