Saúde

Terapia Analítico-Comportamental

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU / ESPECIALIZAÇÃO
Organizado nos termos da Resolução CES 01/2007 do Conselho Nacional de Educação

Modalidade

Presencial

Carga horária

480h/a

Pré-requisito

Diploma de curso superior em Psicologia.

Perfil Profissional

O programa proporcionará ao aluno uma ampla gama de conceitos teóricos e conhecimentos práticos necessários à atuação clínica que vão desde à noção de causalidade na Análise do Comportamento, indispensável para a compreensão do comportamento humano, até as terapias mais atuais de terceira geração, que tem se mostrado comprovadamente eficazes no tratamento de diversas condições clínicas. O objetivo é unir, em todos os momentos do curso, a teoria à prática, relacionando cada conteúdo com a clínica comportamental, por meio da apresentação de estudos de caso clínico e da realização de exercícios de estudo de caso, para que os alunos desenvolvam as habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão baseadas em conhecimentos científicos, tão complexas e tão importantes a um bom clínico. A realização do estágio clínico supervisionado proporcionará o exercício das habilidades clínicas aprendidas, seu refinamento e o ensino de novas habilidades com o auxílio de professores da instituição com vasta experiência em atuação clínica.

Sobre
O curso

OBJETIVOS

  • Descrever o modelo de seleção pelas consequências e sua relação com a prática clínica do analista do comportamento;
  • Identificar e descrever os princípios comportamentais e sua relação com a prática clínica do analista do comportamento;
  • Identificar os operantes verbais e relacioná-los com prática clínica do analista do comportamento;
  • Realizar análises funcionais;
  • Elaborar estudos de caso;
  • Escolher e aplicar as melhores estratégias de intervenção com base em análises funcionais realizadas;
  • Conduzir de modo apropriado um processo terapêutico, desde o encontro inicial até o processo de alta, com crianças, adolescentes, casais e/ou grupos;
  • Descrever a base teórica e aplicar estratégias de intervenção das principais terapias de terceira geração.