Notícias

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo

10 Jul às 18h00 em Saúde

No Brasil, esta realidade torna-se um pesadelo, visto que 51% da população está acima do peso e 20% no grau de obesidade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

O parâmetro para diferenciar a obesidade do sobrepeso é o Índice de Massa Corporal, para um IMC normal o indicador é de até 25, acima dos 30 a pessoa é considerada obesa, entre 25 e 29,9 sinaliza sobrepeso. Como calcular? Simples, IMC= peso / (altura x altura). Exemplo: uma pessoa tem 1,60m de altura e pesa 71kg (71 / (1,6×1,6), isto implica que o IMC deste indivíduo é igual a 27,73, indicando a evolução para o sobrepeso.

Por tratar-se de uma condição que abre as portas para várias doenças, a obesidade pode complicar a saúde da pessoa, causando pressão alta, diabetes, colesterol alto, infarto, alguns tipos de canceres, consequentemente ela deve ser evitada.

Apesar de indicar 27,73 de massa corporal, ou uma situação saudável, o melhor remédio para evitar a obesidade é a prevenção. Endocrinologistas sugerem atividades físicas e uma alimentação saudável, composta por vegetais e frutas como melhores soluções.

Área de Conhecimento

Novidades em primeira mão

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias!