Seu(s) Investimento(s)
0 ITEMS - R$ 0,00
Nenhum Curso selecionado!

Transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento do trabalho

 Segundo os dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) houve um crescimento de 17% no auxilio doença por transtornos entre os anos de 2012 e 2016, ou seja, em 2012 foram registrados 22,6 mil casos para 26,5 mil em 2016. Entre os transtornos comportamentais/mentais a stress, ansiedade e a depressão são as enfermidades que justificam esse número alarmante no Brasil, oferecendo um prejuízo de aproximadamente 1,3 bilhões no ano passado e 1,3 trilhões de dólares por ano a nível global.

Com incidência predominante no gênero feminino, os transtornos mentais recorrentes acontecem em profissionais como bombeiros, policiais, motoristas, bancários, etc. Pois estão mais expostos a falta de segurança e riscos de morte. Também situações onde a pressão, o cumprimento de metas abusivas, esgotamento e a crise levam ao surto.

Alguns casos o profissional acometido pelo transtorno esconde os sintomas com receio de perder o emprego, contudo quando diagnosticado normalmente recorrem na justiça os seus direitos trabalhistas.

O crescimento já chama a atenção de médicos do trabalho exigindo maior conhecimento em Psicologia Aplicada deste profissional, representantes públicos no âmbito das atividades e magistrados nos pareceres – todos na busca pela conscientização do diagnóstico e julgamento de casos.

 

Assessoria de Comunicação

Central de Ajuda

  • Email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Central de Atendimento(71) 3444-6030
    mapa polos portalf

Polo de apoio presencial mais próximo de você

Top